Mostra de Cinema do 1º Festival Funetec exibe filme inédito sobre a vida de Jackson do Pandeiro

Documentário nunca lançado comercialmente é destaque da programação gratuita, que inclui ainda sessões do projeto de Cinema Itinerante do Preamar.

O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 chega ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, nesta sexta-feira (12), estendendo-se até domingo (14), para um final de semana com uma vasta programação cultural que une arte, conscientização ambiental e tecnologia. 

Promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e patrocínio do Ministério do Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), o Festival reúne workshops sustentáveis, exposições, atrações musicais, feiras de artesanato e uma mostra de cinema, com o objetivo de integrar cultura, sustentabilidade e inovação.

No universo cinematográfico, o público terá a oportunidade de assistir à sessão especial do documentário “Jackson na Batida do Pandeiro”. A obra, que mergulha na vida e na arte do Rei do Ritmo, ainda não teve lançamento comercial nos cinemas nem em plataformas de streaming, tornando a exibição no Festival uma chance única para os amantes da cultura popular.

Marcus Villar, um dos diretores do filme, comentou o seu desejo de que esse filme seja visto pelo máximo de pessoas, eternizando assim a arte do paraibano, de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro. “Muita gente não conhece, não sabe da história de Jackson, e um festival desse, sem dúvida, é uma maneira de resgatar essa história e ecoar com força esse filme.” É uma iniciativa necessária para a preservação da cultura brasileira”, declarou.

Fechando a programação audiovisual, o Festival recebe o “Projeto de Cinema” Itinerante do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Com o apoio da Funetec, o programa executa a missão de levar a experiência do cinema para diversas cidades, democratizando o acesso à cultura. O público que comparecer ao anfiteatro poderá assistir a uma sessão de 4 curtas-metragens paraibanos, fechando o domingo com chave de ouro.

Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, reforçou a importância da cultura no evento: “Nós não conseguimos ter acesso à cidadania sem que tenhamos direito garantido à educação e à cultura, e a gente não pode falar da Paraíba sem falar da cultura. Somos um berço cultural de diversos artistas e de segmentos variados, então nada mais justo que uma programação que acolha essa diversidade”, disse.

Programação da Mostra de Cinema:

Sábado (13/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson – Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar.
17h – Roda de conversa com o produtor Heleno Bernardo.

Domingo (15/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson – Na Batida do Pandeiro”, de Marcus 

Vilar.
🕟 17h – Roda de conversa com o produtor Lúcio César.

As sessões são gratuitas e vão acontecer no Anfiteatro, localizado no primeiro andar do IFPB, com entrada gratuita. O espaço possui 60 lugares e os interessados podem garantir seu ingresso no site festivalfunetec.com.br.